A HISTÓRIA DA BALA CHITA

Boa tarde leitores,

Hoje recebi de troco duas balas CHITA, e como eu não tinha nada pra postar, resolvi pesquisar sobre esta nostálgica bala.

Após uma vasta breve pesquisa descobri que tudo começou com o Drops Chita (sabor original de abacaxi). Ele é durinho,  não é mastigável como a Chita que conhecemos.

Mas não vá se entusiasmando: esse novo tipo de Bala Chita já saiu de linha. Por causa das vendas baixas, a fabricante Cory resolveu tirá-lo de linha. Logo agora que eu descobri a novidade? A boa notícia é que dá para comprar a bala tradicional pelo site da marca.

HISTÓRIA DA CHITA

O produto foi criado em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz, que projetou as máquinas para fazer  as primeiras balas mastigáveis do Brasil. O nome da bala veio da paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan. O primeiro sabor foi o de abacaxi. Depois vieram outros. O anúncio de quando foi lançado o sabor uva, estampou o slogan “A macaca tá certa!” – uma alusão a um bordão do humorístico “Planeta dos Macacos”.

No começo dos anos 2000, a fabricante Santabina Alimentos, de Ribeirão Preto (SP), começou a ter um sucesso tão grande nas exportações que não dava conta do mercado nacional. A bala começou a ser vendida para África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. A produção chegava a 15 toneladas diárias, mas quase não sobrava nada para o mercado interno.

Em 2006, o doce passou a ser produzido pela Cory Alimentos, empresa que tem fábricas em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG), e também fabrica as balas Icekiss, aquelas que vêm com mensagens de paquera dentro da embalagem.


Beijos para minha tia que parece a Chita,

Dr. Pintado (acabei de comprar uma embalagem de 600gr de bala chita pelo site)

2 comentários:

  1. Bala chita é realmente uma viagem na infância inclusive estou aqui 11:21 viajando ao passado rsrs até resolvi pesquisar o porque de não encontrar mais a bala chita no mercado 😩

    ResponderExcluir
  2. Graças á Deus moro no interior , não falta bala Chita , mas fico triste pelo fato da marca bala Chita não ter o sabor banana, só falta de banana por favor...

    ResponderExcluir